sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Premiê iraquiano acusa Trump de ameaçar ataques de falsa bandeira no Iraque !

nullO primeiro-ministro iraquiano Adil Abdul-Mahdi alega que, no período que antecedeu o assassinato de Qasem Soleimani, o presidente Trump ameaçou cometer assassinatos de falsa bandeira de manifestantes iraquianos que seriam atribuídos a Abdul-Mahdi a menos que ele concordasse em entregar 50% da receita de petróleo do país .
De acordo com Federico Pieraccini, da Fundação para a Cultura Estratégica, Abdul-Mahdi ficou zangado com o fato de os EUA não terem conseguido concluir a reconstrução dos projetos de infraestrutura e rede de eletricidade do Iraque, "a menos que tenham sido prometidos 50% da receita do petróleo, que Abdul-Mahdi recusou".
Abdul-Mahdi, em seguida, fez um discurso no parlamento iraquiano, no qual explicou que a principal razão por trás de sua demissão foi Trump pressionando-o a não fazer um acordo com os chineses e as ameaças de que os EUA participassem de disparos de bandeira falsa de manifestantes e forças de segurança .
Segue-se uma parte traduzida do discurso de Abdul-Mahdi;
Foi por isso que visitei a China e assinei um importante acordo com eles para realizar a construção. Ao retornar, Trump me ligou para pedir que eu rejeitasse esse contrato. Quando eu recusei, ele ameaçou desencadear enormes manifestações contra mim que acabariam com minha liderança.
Grandes manifestações contra mim se materializaram devidamente e Trump telefonou novamente para ameaçar que, se eu não cumprisse suas exigências, ele teria atiradores da marinha em prédios altos tendo como alvo manifestantes e pessoal de segurança para me pressionar.
Recusei-me novamente e entreguei minha demissão. Até hoje, os americanos insistem em rescindir nosso acordo com os chineses.
Depois disso, quando nosso Ministro da Defesa declarou publicamente que um terceiro estava alvejando tanto manifestantes quanto pessoal de segurança (da mesma forma que Trump havia ameaçado), recebi uma nova ligação de Trump ameaçando matar a mim e ao Ministro da Defesa se continuássemos falando sobre esse "terceiro".
Pouco depois, o general Soleimani foi assassinado. Abdul-Mahdi afirmou que deveria se encontrar com Soleimani naquela mesma manhã, sugerindo que ele também pode ter sido alvo do ataque de drones.
“Eu deveria encontrá-lo [Soleimani] no final da manhã, quando ele foi morto. Ele veio para entregar uma mensagem do Irã em resposta à mensagem que tínhamos entregue aos iranianos dos sauditas ”, disse Abdul-Mahdi.
Pieraccini explica que a razão subjacente ao assassinato de Soleimani foi "os EUA atacando um mundo dando as costas a uma ordem mundial unipolar em favor do multipolar emergente" e a ameaça representada pela China e pela Rússia ao dólar dos EUA mantendo seu status como a moeda de reserva mundial e a única moeda em que o petróleo pode ser negociado.
“A morte de Soleimani é o resultado de uma convergência dos interesses dos EUA e de Israel. Sem outra maneira de impedir a integração da Eurásia, Washington só pode levar a região ao caos, visando países como Irã, Iraque e Síria, que são centrais no projeto da Eurásia ”, afirma.

Fonte: https://undhorizontenews2.blogspot.com/search?updated-max=2020-01-09T22:29:00-03:00&max-results=25

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...