quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Gêmeas idênticas são totalmente diferentes


Esse é um caso muito incomum, inédito na medicina até então. As gêmeas idênticas Sienna e Sierra não são tão idênticas assim – isso porque uma delas é anã.

Sienna sofre de nanismo primordial e, até então, é a única no mundo com uma irmã gêmea de tamanho normal.

Entretanto, as meninas, de 13 anos, ainda são visivelmente parecidas.

Sienna tem 1,22 metros de altura (altura média de uma pessoa de seis anos de idade), enquanto Sierra mede um pouco mais de 1,52 metros.

Sienna precisa de cirurgia para uma curvatura da coluna vertebral e tem de usar aparelhos auditivos, pois os ossos em suas orelhas são muito pequenos. E é improvável que ela cresça mais.

Ambas as meninas nasceram três meses mais cedo do previsto e Sienna, que pesava pouco mais de 450 gramas, tinha apenas 10% de chance de sobrevivência.

Ela se recuperou depois de 108 dias em cuidados intensivos, mas sua condição não foi diagnosticada até que ela completou seis anos.

O nanismo primordial é raro, com cerca de 200 pessoas afetadas em todo o mundo. “Na maioria das vezes eu não me importo, eu sou diferente e isso me faz sentir especial”, disse Sienna. “Sierra cuida de mim e fazemos muitas coisas juntas – compras, nadar e cantar”.

A mãe Chrissy descobriu que ela estava esperando gêmeas depois de seis meses de gravidez. Sienna era muito pequena para ser detectada nos exames. “Ela estava cinco semanas atrás em desenvolvimento, e os médicos disseram que ela poderia não sobreviver, mas eu me recusei a acreditar no pior”, conta.

Apesar de suas proporções pequenas, e idade de aprendizagem de oito anos, Sienna gosta de hip hop, Taekwondo, dança e líderes de torcida.

Apesar de levar tudo numa boa, a família se preocupa com o futuro. Conforme Sierra se tornar mais independente, Sienna pode ser afetada – por exemplo, ir às compras sozinha não seria seguro, pois ela é muito pequena e tem uma idade inferior de aprendizagem.

“Mas eu tento tratar as meninas como iguais. Sienna tem uma verdadeira paixão pela vida e faz todo mundo rir. Sou muito orgulhosa de minhas duas meninas”, disse Chrissy.[TheSun]

Fonte: http://hypescience.com/gemeas-identicas-sao-totalmente-diferentes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...