quinta-feira, 23 de abril de 2015

Presidento Checo diz que atacar as nações do Báltico será um suicídio para a Rússia

A Rússia é improvável para lançar um golpe militar contra os países bálticos, porque o presidente Vladimir Putin "não é suicida", acredita  o presidente tcheco Milos Zeman .
 
Os países bálticos - Estónia, Letónia e Lituânia - foram governados por Moscou durante quase cinco décadas seguintes a Segunda Guerra Mundial e ficaram especialmente nervosos sobre as intenções russas desde que os combates eclodiram na Ucrânia . Letónia e Estónia, como leste da Ucrânia, têm comunidades de língua russa grandes.
 
"Eu não acho que a Rússia poderá iniciar uma guerra ao atacar qualquer um dos países membros da OTAN", disse Zeman em entrevista ao The Associated Press. "Porque com certeza Vladimir Putin não é suicida e ele sabe as consequências que isso terá.
 
"Tenho certeza de que, em tal caso, um militar adequado, não apenas um político e econômico, a reação teria lugar."
 
Zeman, cuja sede é em grande parte cerimonial, se opôs a sanções ocidentais contra Moscou por suas ações na Ucrânia. " Ele sugeriu que eles deveriam ser progressivamente tirado "se a Rússia não entra solo da Ucrânia, porque eu encontrei-los como contraproducente como os antigos sanções contra Cuba."
 
Zeman também disse que não faria sentido econômico para a Rússia para anexar o  leste da Ucrânia, onde tem os rebeldes que lutam contra tropas ucranianas suportadas."Eu acho que (Rússia) está satisfeita com a anexação da Criméia", disse Zeman. "Eu duvido que seria possível invadir o leste da Ucrânia, simplesmente porque ele foi destruído pela guerra civil e Moscou teria para alimentar dezenas de milhões de bocas famintas e para que a sua capacidade econômica é insuficiente."
 
Zeman recentemente se envolveu em uma disputa pública com o embaixador dos EUA em Praga, que criticou viagem planejada de Zeman a Moscou para participar de uma marca o fim da II Guerra Mundial parada militar. Zeman acusou o embaixador Andrew Schapiro de quebrar um protocolo diplomático, e declarou que Schapiro não era mais bem-vindos no Castelo de Praga, a sede da presidência.
 
A Convenção de Viena (sobre as relações diplomáticas) proíbe estritamente embaixadores de qualquer país de interferir nos assuntos internos do país de acolhimento. Mr. Schapiro quer inadvertidamente ou de propósito violou este acordo, e que desqualifica-lo como um profissional", disse Zeman.
 
Na sequência das críticas do primeiro-ministro Bohuslav Sobotka e outros políticos checos melhores, Zeman anunciou que iria ir a Moscou para homenagear os soldados soviéticos que morreram na Segunda Guerra Mundial, mas não irá participar do desfile.

"Eu estou indo a Moscou para honrar os mortos, não os vivos", disse Zeman terça-feira.

Fonte: http://undhorizontenews2.blogspot.pt/search?updated-max=2015-04-22T12:12:00-03:00&max-results=25

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...